Marketing Digital Luciano Gusmão

O QUE É MARKETING DE AFILIADOS E COMO FUNCIONA

Programa de afiliados

Ainda me lembro como se fosse hoje.

Foi em um sábado à tarde no mês de outubro de 2010 quando, cansado daquela rotina de trabalho normal, fazendo o que eu não gostava de fazer, eu fui para a internet e digitei aquela famosa frase ” como ganhar dinheiro na internet “.

E se você não sabe, naquele tempo já havia milhares de informações sobre esse tema, entretanto, quase todas sem muito conteúdo ou criatividade. O chamado Marketing de conteúdo ainda não era muito usado ou divulgado e o que mais se via era venda direta mesmo.

Pois bem, no meio daquele mundo de informações, todas parecidas, sem tirar nem por, acabei por me atrair por uma forma de ganhar dinheiro na internet que era o tal ” Programa de afiliados “.

Como eu não tinha muito dinheiro à época para investir em nada, e ganhar dinheiro como afiliado não requer investimentos, pensei: ” isso parece interessante.”

Passei a procurar outras informações na internet sobre esse determinado tema, mas, como já disse antes, era tudo igual.

Foi então que acabei por adquirir um determinado curso ( milagroso ) que dizia ensinar a ganhar dinheiro como afiliado.

O investimento não era tão alto e a oportunidade de aprender parecia boa.

Pensava eu todo feliz: ” Opa, agora vou fazer esse curso e rapidamente vou começar a ganhar dinheiro, largar meu trabalho atual e, ainda, trabalhar em casa. Que maravilha!”

Você sabe como nos sentimos quando acreditamos que uma oportunidade bateu à nossa porta e que tudo vai mudar na nossa vida.

Foi então que comecei a fazer o tal curso “completo” e, já no meio desse aprendizado comecei a ficar desconfiado e aquelas informações já começaram a não me passar muita confiança. Eram só conceitos e teorias vagas.

O tal curso, que é de um produtor até razoavelmente famoso no mercado online ainda hoje, mais ensinava como você revender o próprio curso dele para outras pessoas, do que te ensinar mesmo os fundamentos, princípios e como fazer da maneira certa o Marketing de Afiliados.

Até o conteúdo a ser colocado no seu Blogspot, que era a plataforma que ele indicava, era disponibilizado na área de membros do curso para você copiar e colar. Imagina só se isso ia dar certo!

Resumindo, ao final, saí daquele curso sabendo o que é um programa de afiliados, entretanto, não tinha qualquer ideia sobre como ser um Afiliado profissional e como ganhar dinheiro na internet se quisesse seguir meu próprio caminho.

Nem mesmo aprendi o que é o verdadeiro Marketing de Afiliados.

No final, veio a decepção.

Marketing de afiliados

Se eu mesmo não acreditava naquela forma de ganhar dinheiro, como eu iria vender aquilo para outras pessoas?

Ainda não seria daquela vez que eu iria começar a ganhar dinheiro na internet. Entretanto, a minha história não parou por aí mas o restante fica para outro capítulo, rsrsrsrs, porque agora vamos ao foco de artigo.

Meu nome é Luciano Gusmão, sou empreendedor digital focado em marketing de conteúdo e quero, através deste artigo tirar muitas de suas dúvidas no que diz respeito ao Marketing de Afiliados e como ganhar dinheiro como afiliado sendo original e trabalhando com qualquer tipo de produto ou serviço.

O QUE É MARKETING DE AFILIADOS E COMO FUNCIONA

Programa de afiliados

Vou demonstrar para você algumas peculiaridades e técnicas usadas quando o assunto é marketing de afiliados.

Renderizar o seu Blog trabalhando com programa de afiliados é, atualmente, uma das maneiras mais bem sucedidas usadas tanto pelos empreendedores digitais em início de carreira, quanto por aqueles mais experientes que já têm seu negócio online enraizado e gerando lucros.

Trabalhar com programa de afiliados não é uma tarefa difícil, entretanto, requer a utilização de algumas técnicas e atenção a alguns detalhes que podem fazer uma grande diferença no resultado almejado, ou seja, ganhar dinheiro.

E é exatamente esse nosso objetivo aqui: mostrar a você algumas características desse Mercado, afim de auxiliá-lo na administração do seu empreendimento online.

Vou partir do princípio de que você já tem um site ou blog, ou mesmo, tem a intensão de começar um negócio online e ganhar dinheiro com programa de afiliados, ok?

Então vamos lá !

A princípio, seus leitores acessarão seu site, unicamente, para desfrutar do conhecimento em forma de conteúdo que oferece.

Não se engane, eles não estarão indo atrás de propaganda ou anúncios de produtos para comprar.

Assim como a qualidade da informação oferecida, através de conteúdos, determinará o quão popular seu site se tornará, também a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos seus leitores influenciarão no rendimento de seu site.

Ao oferecer um produto como afiliado para seu público, você deve ter em mente que a informação e o conhecimento transmitido por esse determinado produto precisa ter uma boa qualidade.

Se o produto que você pretende promover não fornece informações de qualidade, que realmente vão ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos, você deve recusá-lo.

O lucro que você terá como afiliado não depende do seu conhecimento, mas da habilidade de criação e transmissão do conhecimento do produtor ou criador do produto.

Nesse caso, o que você investe no seu negócio online é a sua reputação.

Numa visão geral sobre ganhar dinheiro na internet com programa de afiliados, o caminho a ser percorrido funciona mais ou menos assim:

O seu site te garante um público que aproveita dos conteúdos que você disponibiliza.

Com o passar do tempo, seus leitores começam a confiar na sua pessoa e no seu trabalho. Você passa a ser considerado por eles como uma Autoridade.

Como consequência dessa credibilidade adquirida, caso você ofereça no seu site um produto ou serviço que realmente possa ajudá-los, ou seja, produtos ou serviços reconhecidos como importantes e com sua aprovação, é bem provável que adquiram tais produtos.

Esse é um exemplo clássico do poder que a confiança, credibilidade e autoridade passada a seu público pode te trazer.

O QUE É SER UM AFILIADO

 

programa de afiliados como funciona

Alguns chamam de associados, outros afiliados e aquelas pessoas acostumadas ao Mercado off-line usam o termo representantes comerciais.

Dentro desse contexto, cabe uma observação com relação à comparação entre afiliado e representante comercial.

Um representante comercial não tem qualquer influência sobre o produto que comercializa. A empresa para a qual ele trabalha lhe disponibiliza uma pasta cheia de amostras e lhe paga uma comissão sobre o que vender.

Um representante comercial é um empregado, ainda que dependa somente de suas habilidades como vendedor.

Por outro lado, um afiliado é um empreendedor. Ele escolhe quais os produtos quer comercializar e oferecer a seu público.

Um afiliado constrói o seu próprio Mercado e é ele quem decide qual a melhor estratégia será usada para convencer as pessoas a adquirir o produto ou serviço.

Afiliados são empreendedores independentes e, por esse motivo, geralmente, são mais bem comissionados que um empregado.

A renda de um afiliado está diretamente ligada à sua conexão com o Mercado em que atua e à sua capacidade de levar o seu público a comprar.

Resumindo: um afiliado escolhe o produto ao qual se afilia, apresenta esse produto aos seus leitores e ganha uma parte do valor da venda quando algum usuário o adquirir.

Ganhar dinheiro na internet como afiliado requer uma certa habilidade e umas das principais dessas habilidades é justamente identificar o produto e o produtor certo com o qual irá trabalhar.

ESTRATÉGIAS PARA GANHAR DINHEIRO COM PROGRAMA DE AFILIADOS

 

 

estrategias para programa de afiliados

Quem é que gosta de entrar em um site e ver só propagandas ali?

Eu odeio e acho que você também não gosta.

Mas, se eu estiver errado e você adora todos aqueles anúncios espalhados por um blog, o restante deste artigo não servirá para você, pois vou abordar assuntos relacionados a posicionamento, conteúdo próprio para afiliados, escolha certa de produtos para seu negócio online e criação de autoridade.

Vamos lá?

Mas antes de continuarmos; se está gostando deste artigo, cadastre-se no blog e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu Email favorito. Você só receberá conteúdos memoráveis relacionados ao seu negócio.

 

ESCOLHENDO PRODUTOS QUE COMBINAM COM O SEU NICHO DE MERCADO

 

 

Renda extra como afiliado

Como afiliado, sua primeira meta é descobrir qual produto ou serviço você vai oferecer ao seu público, e, também, com quais produtores você vai trabalhar. Em tese, não é tão difícil quanto parece, entretanto, é exatamente aí que muitos empreendedores pecam.

De acordo com pesquisas, uma grande parte de empreendedores afiliados fazem suas escolhas de produtos levando em conta seus sistemas de gerenciamento ou o nível dos pagamentos (comissão) oferecidos pelos produtores.

Apenas uma pequena parte escolhe os produtos que vão oferecer baseados na relevância do produto oferecido para o seu site e para o seu público.

Talvez essa atitude explique por que somente uma pequena porcentagem de empreendedores digitais que trabalham com programa de afiliados ganham uma ótima renda mensal enquanto a maioria tem rendimentos nem tanto razoáveis.

Portanto, o ideal é oferecer produtos relevantes, que realmente geram valor para o seus leitores.

Os melhores profissionais de marketing digital que atuam nessa área sabem disso e sabem também o valor que a reputação tem para seus negócios online.

Ao promover produtos, a melhor opção é que você conheça-os antes e veja se realmente acredita neles. Assim, poderá oferecê-los aos seus leitores com a ótima sensação de estar trazendo algo muito valioso para eles.

Com certeza você irá transparecer muito mais segurança e demonstrar mais confiança.

Uma das consequências dessa maneira séria de agir com seu público é que, pode acontecer de as pessoas já terem visto aquele produto em outro site ou blog e não deram a mínima para ele, ou mesmo, ter passado despercebido por elas, entretanto, com sua forma contagiante de demostrá-lo através de conteúdos relevantes, acabem por se interessarem e adquirir tal produto.

E é justamente esse o seu objetivo é claro.

FAÇA RECOMENDAÇÕES

 

 

marketing de afiliados

Sites que atuam nessa área e dependem de programa de afiliados precisam ser bem planejados.

Você precisa especificar e fazer um planejamento para saber sobre quais produtos vai escrever e como vai fazer isso.

Uma boa opção é você escolher um número mínimo de produtos para oferecer. Isso facilitará o seu trabalho e você poderá fazer uma análise de desempenho mais bem detalhada.

Caso queira trabalhar com vários produtos relacionados a um mesmo segmento ou com produtos que pertencem a outro Nicho de Mercado, o indicado é você fazer outro Blog para isso.

Pois, imagina só a seguinte situação.

“Em um determinado artigo do meu Blog eu te ofereço um produto que pode mudar sua vida no marketing digital, que vai te ensinar tudo sobre produção de conteúdo web para alavancar seu negócio online.

Depois, em outro artigo, eu te ofereço outro produto com essa mesma característica, dizendo também ser um ótimo produto para meu sucesso online.”

Vamos combinar né. Você vai continuar acreditando em mim para esse tipo de informação?

Um outro ponto que pode ajudar, é você você promover produtos que você mesmo tenha usado, pois, dessa maneira não terá dificuldades em escrever sobre aquele produto que você já conhece as qualidades e seu potencial.

Sempre que você utilizar um produto e achar que seus leitores também poderão se beneficiar dele, faça uma recomendação em seu site.

Para isso, não é necessário você criar um artigo específico sobre o produto. Apenas mencione sobre ele em alguma(s) postagem(s) que, de qualquer forma você iria escrever. Isso poderá te gerar boas vendas.

Esse tipo de abordagem casual aumenta a confiança de seu leitor, por parecer mais natural e menos tendenciosa.

Entretanto, não vale a pena exagerar nas recomendações, pois, isso pode fazer a sua taxa de conversão cair.

As pessoas têm um orçamento limitado; algumas vezes durante o mês já pode te gerar uma fonte de renda razoável.

Portanto, não se esqueça: recomendações são bastante produtivas para o seu negócio online.

Em geral, quanto mais intensas e inteligentes forem suas recomendações sobre um determinado produto afiliado, mais alta será sua taxa de conversão.

A forma de recomendar um produto pode variar muito, entretanto, umas das maneiras mais eficiente é dizer que usou o produto; o que te fez adquiri-lo; quais as vantagens trouxe para você e quais são os motivos que faz você pensar que este produto irá trazer vantagens para o seu público também. (Importante : que tudo isso seja verdade)

Contudo, ao fazer essa recomendação, dê personalidade a ela. Faça ela ganhar vida com a história que você vai contar.

A recomendação tem que ter um caráter pessoal. Tem que conter detalhes de como aconteceu com você.

Isso irá transportar o leitor para dentro da sua história e criará uma conexão pessoal ou emocional.

Explique o que o levou a adquirir o produto para que a solução que o produto oferece fique bem clara.

Apenas diga o que você mais gosta no produto, em que mais te ajudou e qual a dor ou o problema esse produto pode resolver.

Você não precisa nem falar que é o melhor produto do Mercado.

Você precisa escrever a recomendação como se estivesse falando espontaneamente com um amigo, e não fazendo um anúncio de venda. Isso é muito importante.

Esse é um estilo de comunicação que realmente cativa as pessoas e promove vendas.

Esse tipo de abordagem é sutil, simples e não deixa o seu leitor com a sensação de que estão empurrando-lhe algo para comprar.

Contudo, vale a pena lembrar que este tipo de recomendação é baseado em sua experiência, porém, como nem sempre você poderá fazer esse tipo de abordagem em todos os produtos que vai oferecer, porque não conseguirá testar todos eles, você vai ter que usar um tipo de recomendação diferente nesses outros casos.

Um outro tipo de abordagem que existe é recomendar o produtor e usar da autoridade dele no mercado.

Existem alguns profissionais no Mercado digital de extrema competência, credibilidade e autoridade sobre determinados assuntos.

Nesses o indicado é agir da seguinte maneira.

Embora você não tenha a oportunidade de usar todos os produtos lançados por algum desses produtores, você terá a obrigação de segui-los, verificar  e conferir tudo sobre esse determinado profissional e sobre seu produto ou serviço.

Investigar a veracidade dos depoimentos prestados em relação aos resultados obtidos pelos compradores, enfim, colher todo tipo de informação séria em torno do que você vai oferecer e do produtor.

Dessa maneira, mesmo que você não tenha utilizado determinado produto, conseguirá descrevê-lo com clareza e dizer a seus leitores o que eles podem esperar de tal material, e, ainda, mostrar toda a trajetória de sucesso desse produtor que estará recomendando.

Aqui, tudo se resume a uma questão de confiança.

Por exemplo: se você indica um produto de um determinado profissional e diz a seus leitores que deveriam conhecer e seguir esse profissional, pois ele tem informações importantes para eles. Eles simplesmente o farão por confiar em você e no seu trabalho.

É claro que isso só vai acontecer se você também passar credibilidade aos seus leitores.

Entretanto, essa confiança só irá durar se sua recomendação for mesmo verdade.

Se, por acaso, sua recomendação mostrar-se equivocada, com certeza sua taxa de conversão cairá e muito.

E o que é ainda pior: você perde a confiança e a credibilidade conquistada perante seus leitores.

Portanto, apesar de ser uma abordagem fácil, você deve tomar muito cuidado.

Indique somente produtos e produtores que você realmente confia e acredita que serão de grande valor para o seu público.

Confiança é tudo em um empreendimento online.

Por fim, ainda dentro do contexto sobre recomendações, existe um outro tipo de abordagem mais simples e sem muito compromisso.

Trata-se daquela recomendação em que você apenas informa seu público sobre a existência de um determinado produto que você considera interessante.

Recomendação esta que você faz dentro do contexto de um artigo que está escrevendo.

Inclua um link de afiliado e algumas pessoas poderão ter a curiosidade de saber do que se trata e, até mesmo, adquirir tal produto.

Com certeza, nesse tipo de recomendação a taxa de conversão será mais baixa que nos 2 outros exemplos anteriores, entretanto, poderá garantir uma renda extra para seu negócio online.

POSICIONAMENTO

 

 

Criar autoridade em programa de afiliados

Vou te fazer um pedido agora.

Leia com bastante atenção esse tópico, ele pode fazer toda a diferença para seu negócio online.

Não resta dúvida de que o conteúdo que você oferece é muito importante para o seu negócio online, entretanto, a maneira como você organiza os anúncios com banners em seu site poderá influenciar seu retorno financeiro.

Quando você trabalha com unidades de anúncios, vale a pena fazer algumas experiências.

Você terá que fazer alguns testes no que diz respeito a cores, fontes, localização e, até mesmo, com diferentes palavras-chave, para ver quais delas chamam mais a atenção de seus leitores.

Pode também experimentar tamanhos diversos de anúncios com banners para verificar os melhores resultados apresentados.

Quando se trata de anúncios com banners é necessário investir algum tempo testando algumas estratégias, para você ter certeza qual a melhor para o seu site.

Contudo, quando se trata de links de texto ( links de afiliados ), o procedimento é muito mais simples.

É certo que links de texto funcionam muito melhor que anúncios em banners, e aqueles posicionados dentro de um conteúdo relevante têm um retorno ainda maior que os colocados na seção de navegação do site.

E acredite !

Links de texto usados de maneira estratégica são infinitamente mais bem sucedidos e geram um retorno muito maior que anúncios em banners.

Alguns testes realizados demonstraram um aumento de 60% ( em alguns casos até mais ) na proporção de cliques.

As razões para que isso aconteça são bastante claras:

• Um link de texto é algo mais natural que um anúncio em banner, que, apesar de ser mais visível, passa a sensação de ser só mais um anúncio e assim a probabilidade de ser clicado é menor.

• Os usuários já estão acostumados a ignorar anúncios, por existirem milhares por aí, entretanto, um link de texto posicionado dentro de um conteúdo passa a sensação de que pode haver uma informação adicional ali, que merece ser verificada.

• Um link de texto de um determinado produto, colocado dentro do contexto de um conteúdo, desperta curiosidade no leitor, que fica tentado em vê-lo.

• Links de texto deixam sua página web mais limpa e mais compreensível, e isso é valorizado pelo leitor, principalmente, pelo fato de o público preferir sites com foco em conteúdo.

Por fim, apesar de a melhor e mais bem sucedida estratégia ser usar links de textos ( de afiliados ) integrados a um conteúdo de qualidade em seu site, isso não significa que você nunca deverá usar anúncios em banners.

De um certo modo, o ideal é combinar vários métodos.

Ou seja, você insere links de texto dentro do contexto de um conteúdo e, ao mesmo tempo, sem nenhum exagero, disponibiliza um banner do produto com seu link de afiliado para ilustrar a postagem.

A presença de elementos gráficos dentro do contexto de um conteúdo de qualidade, atraem a atenção dos usuários e oferece mais oportunidades para os leitor aprender sobre o produto e, como consequência disso, maiores chances de lucro para seu empreendimento online.

CONCLUSÃO

Trate seu leitor como um amigo de infância e tente auxiliá-lo ao máximo em sua jornada.

Ofereça a ele ótimos conteúdos para que ele sinta vontade de voltar ao seu site e sempre que sair dele, que saia com a sensação de que aprendeu algo novo, algo relevante, algo que realmente acrescentou na sua vida de empreendedor.

Se for oferecer algum produto ao seu público, certifique-se de que aquilo tem qualidade comprovada, e que se você ainda não utilizou aquele produto, por qualquer dos motivos citados no artigo, o usaria tranquilamente com a certeza de que seria um grande benefício.

Use sempre de recomendações, principalmente daquelas inseridas dentro do contexto de um conteúdo relevante para o seu leitor.

Por fim, procure utilizar em seu site mais links de texto do que anúncios em banners, entretanto, como foi dito, nada impede você de utilize-los também de uma maneira moderada, porém da mesma forma que os links de texto, dentro de conteúdos que têm a ver com o anúncio.

Espero tenha conseguido atingir meu objetivo com este artigo, que era te oferecer algumas informações importantes relacionadas ao Marketing de Afiliados e como ganhar dinheiro com programa de afiliados.

Saiba que aqui no Blog estaremos sempre trazendo informações para você e para seu empreendimento online.

Sempre procuramos as melhores fontes para te oferecer um conteúdo que possa gerar algum valor para você.

E por último, mas não menos importante, CADASTRE-SE no Blog e receba nossos melhores conteúdos diretamente no seu Email preferido.

Prometo que não vou encher sua caixa de entrada de emails todos os dias e você receberá somente conteúdos memoráveis.

Deixe seu comentário abaixo, ele é muito importante para o Blog, pois é através de sua opinião que poderemos melhorar nossa performance e saber que estamos no caminho certo ou em que poderemos melhorar.

Um grande abraço!

Sobre o Autor | Website

Receba informações úteis, conselhos, insights, recursos e inspiração para levar seu empreendimento online a um nível profissional.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!