Marketing Digital Luciano Gusmão

NICHO DE MERCADO LUCRATIVO – SAIBA COMO ESCOLHER O MELHOR PARA VOCÊ

Escolher um Nicho de Mercado para Ganhar Dinheiro Online é uma Dúvida Muito Comum. Saiba Como Escolher um Nicho Poderoso para Você. Passo a Passo Revelador para o Empreendedor Iniciante.

Nicho de mercado rentavel

Como escolher um nicho de mercado lucrativo?

Dúvida cruel que atinge 90% dos empreendedores digitais quando estão querendo iniciar um negócio online.

Há casos em que a pessoa acaba desistindo de ser um empreendedor online aqui mesmo nessa ” barreira mental “, originada, muitas vezes, pelo excesso de informações encontradas por aí.

É como se você chegasse em uma encruzilhada e tivesse ali várias placas indicando caminhos diversos e contrários e você não soubesse para onde ir, pois, todos eles dizem ser o caminho correto.

Sua mente começa a fervilhar, você pensa em uma coisa hoje, amanhã outra e por ai vai. Ao final você está estressado e pensa que aquilo não é para você.

Desanimador não é mesmo?

Mas não desanime. Existem estratégias que podem te ajudar a sair desse emaranhado de dúvidas.

Meu nome é Luciano Gusmão, empreendedor digital focado em marketing de conteúdo e produção de conteúdo web; já passei por todos esses problemas também.

Entretanto, quero através desse artigo trazer informações valiosas que vão te ajudar a enxergar com clareza o melhor nicho de mercado online; aquele específico para você.

O que você encontrará nesse artigo:

  • O passo inicial que, muitas vezes, decreta o fim de um negócio online antes mesmo de ser inciado.
  • O que são MegaNichos, Nichos, SubNichos e MicroNichos.
  • A importância da Autoridade e Credibilidade para seu sucesso online.
  • Quais os requisitos básicos para a escolha de um nicho lucrativo.
  • Como verificar na prática se um nicho é lucrativo.

 

Você já se perguntou como alguns empreendedores digitais alcançam um enorme sucesso e ganham milhões através da internet, ao passo que outros começam seu empreendimento online e além de não alcançarem grande sucesso, muitos desistem depois de algum tempo?

Quando iniciei minha caminhada no marketing digital muitas vezes me questionei sobre isso.

O medo de trilhar o mesmo caminho daqueles que fracassaram me fez pesquisar, estudar e observar vários detalhes que diferenciavam os vencedores dos fracassados.

E foi através dessa investigação minuciosa, que descobri UM dos grandes motivos que pode definir o sucesso ou o fracasso do empreendedor digital.

E, apesar de parecer à primeira vista, se tratar de uma sacada genial ou de uma fórmula mágica, na verdade, nada tem a ver com isso.

E o pior é que uma das maiores falhas que muita gente comete está exatamente no primeiro passo dado, logo no início do projeto.

E qual seria esse passo?

 

Qual o melhor nicho de mercado online

Isso mesmo! A escolha do Nicho de Mercado em que vai atuar.

Nicho de Mercado pode ser entendido como uma parcela da população que você quer atingir com seu empreendimento online, levando em consideração as características do que você está ofertando e as peculiaridades do seu público.

Você deve especificar o seu nicho e reconhecer com riqueza de detalhes, como o público presente nesta parcela da população consome a informação transmitida através da internet.

O entendimento dessa informação é que direcionará as estratégias de marketing digital necessárias e, como consequência, o sucesso do seu empreendimento online.

Bom, fixado a importância de se definir o nicho de Mercado em que você vai atuar, passamos a aprofundar um pouco mais no próprio conceito de Nicho.

Existem os MegaNichos ( alguns chamam de Mercado ), os Nichos propriamente ditos , os SubNichos e os MicroNichos.

MegaNichos ( mercados ): são grandes quadrantes de atuação que envolvem uma gama enorme de pessoas com interesse nesses assuntos. Ex: saúde, dinheiro, educação etc.

Nichos: compõem-se de uma parcela das pessoas com interesse em determinado assunto dentro de um MegaNicho.

Exemplo: no Mercado da saúde temos pessoas interessadas somente em emagrecimento, outras com interesse só no que diz respeito a algum problema de saúde etc.”

Neste caso, se você focar em emagrecimento, estaria atingindo somente esse nicho de pessoas dentro do grande mercado de saúde.

SubNichos: estes representam uma porção ainda menor de pessoas que estão interessadas em algum assunto específico contido dentro de um Nicho de Mercado.

Exemplo: dentro do nicho de emagrecimento, temos algumas pessoas que estão somente à procura de informações sobre dietas.” Essas pessoas não se interessam por remédios, ginástica ou cirurgias.

A única coisa que procuram é conteúdo ou produto relacionados a dieta.

Bom, de acordo com os conceitos acima, pode-se perceber que os SubNichos fazem parte de um Nicho, que, por sua vez, faz parte de um MegaNicho ou Mercado.

MicroNichos: representam uma parcela ainda menor de pessoas que estão à procura de algo específico dentro de um SubNicho.

Ainda dentro dos exemplos citados acima, um MicroNicho seria por exemplo, pessoas que estão dentro do nicho de emagrecimento e dentro do SubNicho de dieta mas, que somente estão interessadas em dieta Dukan (tipo de dieta).

Portanto, você também pode focar seus esforços somente nesse tipo de dieta para atingir um público bem específico.

Dentro desse contexto, observa-se o seguinte: há empreendedores que quando iniciam seu negócio online, querem alcançar uma enorme quantidade de pessoas.

Dessa maneira, eles iniciam seus empreendimentos, como um Blog por exemplo, com uma grande quantidade de conteúdo, tentando atingir vários interesses de diversas pessoas dentro de um MegaNicho.

Imaginam que, como oferecem vários conteúdos e produtos interessantes relacionados àquele MegaNicho, terão maior probabilidade de venda e rentabilização de seu blog.

Entretanto, não é isso o que se observa.

Apesar de um empreendimento desses ter um número grande de visitas, a grande maioria não se transforma em leads ( clientes em potencial ), muito menos em clientes compradores.

Isso acontece porque essas pessoas estão à procura de informações de todo tipo e, por mais que você ofereça os mais variados tipos de conteúdos ou produtos, não vai conseguir atingir todos os desejos dessa massa.

Uma outra fraqueza dessa estratégia usada tem a ver com autoridade e credibilidade.

Seu empreendimento online fica parecendo aquele caçador que entra na mata para caçar e sai dando tiro para todo lado. Onde acertar, acertou. Ao final do dia, volta para casa sem nada. Ao dar tiros em toda direção e tentar acertar qualquer animal, acaba por espantar todas as espécies na redondeza.

Acertando o publico alvo

E essa atitude, com certeza, não passa muita credibilidade, muito menos autoridade sobre determinada informação que uma pessoa encontrou no seu blog.

E se o seu leitor não sentir confiança no seu conteúdo ou no seu Blog, ele rapidamente sai e não volta mais.

É claro que existem grandes portais por aí como o UOL, G1 etc, que investem uma grande quantidade de dinheiro em seus projetos e têm uma gama enorme de redatores e, com isso, acabam se tornando uma referência, no entanto, o foco desse artigo não é oferecer estratégias para você iniciar como uma grande plataforma de notícias.

Por outro lado, vejamos um outro exemplo.

Você inicia seu negócio online visando um determinado nicho de mercado dentro de um MegaNicho, ou seja, somente uma parcela daquelas pessoas.

Com essa ação, o seu conteúdo vai ficar mais focado, os produtos ou serviços que você vai oferecer serão mais específicos. Também, será mais fácil fazer uma análise do perfil do seu público.

Você consegue avaliar melhor quais as necessidades e preferências dessas pessoas.

Assim, diante dessas observações feitas por você sobre o seu público e, usando as estratégias corretas, apesar do número de visitantes ser menor, a taxa de conversão dessas pessoas em clientes e leitores fiéis será muito maior do que no exemplo dado acima.

Ainda, trabalhando somente com uma parcela dessa massa, ou seja, com um nicho específico de Mercado, você consegue dar uma assistência melhor ao seu público e, dessa forma, demonstrar autoridade sobre aquele assunto e como consequência passar mais credibilidade.

E nunca se esqueça: autoridade e credibilidade são características essenciais para o empreendedor digital alcançar o sucesso.

 

Agora, vamos falar um pouco sobre o poder dos SubNichos.

Você já deve ter percebido as vantagens em se trabalhar com um nicho específico de Mercado quando comparado a um MegaNicho.

No entanto, você pode, dentro de um nicho específico, segmentar ainda mais o seu público alvo.

As vantagens em se trabalhar com um SubNicho é que você será muito mais objetivo e poderá oferecer àquelas pessoas que procuram na internet informações sobre um determinado assunto, exatamente o que elas precisam.

Costumo comparar a escolha de um SubNicho como estratégia para seu negócio online com a mesma história do caçador dada como exemplo no caso dos MegaNichos.

Entretanto, aqui a técnica é diferente.

O caçador entra na mata com o objetivo de matar patos. Silenciosamente ele procura por uma lagoa e ao encontrá-la e avistar os patos, ele arranja uma posição estratégica, acerta sua mira e, aos poucos, ele vai acertando pato após pato. Ao final do dia, volta para casa com o bornal cheio de patos.

Focar o publico alvo

É como um atirador de elite na Guerra. Uma bala, um homem.

Veja um exemplo: você começa seu negócio online atuando no Mercado de saúde, entretanto, focado no setor de emagrecimento ( Nicho ). Porém, você aumenta ainda mais o seu foco para atingir somente o SubNicho ( Dietas ), dentro desse setor de emagrecimento.

Agindo dessa maneira, com certeza você terá uma visitação no seu Blog um pouco menor do que seria, caso você focasse em tudo o que diz respeito a emagrecimento.

Apesar disso, suas chances de conversão ou vendas serão muito maiores.

Isso acontece, devido ao fato de que aquelas pessoas que visitam seu Blog procuram na internet exatamente informações ou produtos relacionados a Dietas.

Daí encontram seu Blog com um rico conteúdo ou produtos de qualidade relacionados a esse assunto e, como consequência disso, suas possibilidades de sucesso aumentam exponencialmente.

Por fim, com o uso dessa estratégia, sua autoridade sobre o tópico fica resguardada e você será considerado um especialista sobre aquele assunto e sua credibilidade só aumentará.

 

Por fim, não poderíamos deixar de comentar sobre os MicroNichos.

Ganhar dinheiro na internet focando somente em MicroNichos é também uma ótima estratégia.

Nesse caso você trabalhará com um tipo de conteúdo mais específico ainda, conteúdo este que faz parte de um SubNicho.

Focar em um MicroNicho é, também, uma ótima opção para o empreendedor digital, principalmente, no que diz respeito à autoridade criada naquele determinado assunto.

Um exemplo, ainda na esteira dos argumentos acima, seria você direcionar seu blog somente para um determinado tipo de dieta ( dieta com chás, por exemplo ).

Seria mais fácil para você construir seus conteúdos e rapidamente você se tornaria uma espécie de especialista nesse ramo.

Mas atenção: caso você queira trabalhar com Programa de Afiliados, não se esqueça de que nesse blog ( MicroNicho ) não é aconselhável você apresentar produtos ou serviços que não sejam relacionados especificamente àquele determinado assunto.

Porque senão você estaria dando um tiro no próprio pé.

Enfim, investir em MicroNichos é, sem sombra de dúvida, uma ótima estratégia para quem quer ganhar dinheiro na internet e construir uma autoridade sobre determinado assunto.

 

Bem, passamos agora para um outro tema de suma importância para a escolha de um bom Nicho de Mercado.

QUAIS OS REQUISITOS BÁSICOS PARA A ESCOLHA DE UM NICHO RENTÁVEL

 

Estrategia para nicho de mercado

Diante de questionamentos como esse, você pode se socorrer em 03 princípios que devem ser necessariamente observados quando se tem a intenção de escolher um Nicho de Mercado rentável.

# 1) DEMANDA E LUCRATIVIDADE

 

É necessário que você faça uma pesquisa na internet, através de algumas ferramentas que citarei mais adiante, com o intuito de verificar a probabilidade de rentabilização do seu empreendimento online.

 

Você deve pesquisar:

• O número de pessoas interessadas sobre o assunto.

• O crescimento do Mercado.

• Se há bons produtos para você promover e rentabilizar o seu empreendimento, caso você não seja um produtor.

 

A dica aqui é bastante clara.

Se não há um número expressivo de pessoas com interesse no nicho escolhido, não há crescimento do Mercado, ou pior, o dados gráficos indicam um movimento descendente, ou ainda, não há bons produtos para você promover e rentabilizar o seu negócio online, as possibilidades de ganhar um bom dinheiro na internet através desse nicho será muito baixa.

# 2) PAIXÃO OU CURIOSIDADE

 

Ter paixão ou curiosidade sobre o assunto não é literalmente essencial para você ter sucesso com seu empreendimento online.

Entretanto, isso pode facilitar e muito a sua vida.

Você já deve saber como fica tudo mais fácil quando se gosta do que está fazendo.

Não só mais fácil como também você se dedica muito mais àquilo. E como consequência disso, o resultado final é um trabalho mais caprichado, de melhor qualidade e rico em conteúdo.

Às vezes, você ainda não tem paixão pelo assunto, entretanto, tem uma grande curiosidade sobre o tópico. Isso também é uma grande vantagem.

Quando temos curiosidade sobre determinado tema, queremos saber tudo sobre ele e, como consequência dessa pesquisa, você vai se tornando um especialista sobre o assunto sem fazer muito esforço ou sem estresse.

Ainda, com relação à curiosidade, você sabe que assuntos que nada nos interessam, normalmente não temos um pingo de curiosidade sobre eles; motivo pelo qual, quando você tem vontade de saber mais sobre uma determinada coisa ou sobre um determinado assunto, você já está predisposto a gostar dele.

# 3) CONHECIMENTO OU HABILIDADE

 

Esse requisito, da mesma maneira que a paixão e a curiosidade, não é essencial para o seu sucesso online, entretanto, também pode facilitar seu início.

Quando se tem um conhecimento profundo ou uma grande habilidade sobre determinado assunto, fica mais fácil para você iniciar seu empreendimento online por aí, porém, você verá mais à frente que isso não te garante uma boa renda na internet, devido a outros fatores.

Agora, para você que pensa que não tem conhecimento ou habilidade em nada, o mundo online não está perdido.

Muitas dessas pessoas que hoje faturam alto na internet não sabiam nada sobre o nicho que atuam hoje em dia.

E como conseguiram isso? Pesquisas.

Você pode inicialmente se tornar um expert em pesquisas.

E, nas palavras de Brendon Burchard, autor de O Mensageiro Milionário.

“Encontre um tópico que as pessoas achem importante, pesquise-o, faça entrevista com pessoas relacionadas ao nicho, leia e estude sobre o assunto procurando sempre fontes de credibilidade, sintetize o que você aprendeu, e, em seguida, ofereça suas descobertas para que outras pessoas possam aprender e melhorar as suas vidas.”

Quando você passa a entender esse ponto de vista, um mundo de oportunidades se abre à sua frente.

Essa é uma ideia libertadora, pois, você poderá se tornar um expert em qualquer assunto que você puder pesquisar.

E lembre-se de uma frase bastante famosa: em todos os campos os experts começam como aprendizes.

Bem, ainda dentro deste contexto sobre requisitos básicos para a escolha de um nicho rentável, você pode observar que, sem demanda ou lucratividade, único requisito essencial, a probabilidade de uma alta rentabilização para seu empreendimento online é baixa.

Está gostando deste artigo? Cadastre-se no Blog e receba mais artigos como este diretamente no seu email favorito. Não enviamos spam e nosso foco é somente conteúdos épicos que possam gerar valor e conhecimento para você.

 

COMO VERIFICAR NA PRÁTICA SE UM NICHO É LUCRATIVO 

 

nicho rentavel

Como eu havia dito anteriormente, quero mostrar para você agora, como você pode fazer uma pesquisa na internet utilizando algumas ferramentas disponíveis e, através dessas pesquisas, verificar a demanda e lucratividade de um determinado Nicho de Mercado.

• PLANEJADOR DE PALAVRAS CHAVE DO GOOGLE ADWORDS

Através dessa ferramenta você pode fazer uma pesquisa em torno de algumas palavras-chave relacionadas a algum nicho de Mercado que você deseja verificar.

Você precisa se cadastrar no AdWords , e, após o cadastro, você vai em FERRAMENTAS + PLANEJADOR DE PALAVRAS.

Quando abrir a próxima tela, você escreve algumas palavras que têm relação com o nicho pesquisado e o AdWords vai te dar uma relação de idéias de palavras e expressões, todas com a quantidade de busca mensal no Google.

De acordo com essas informações dá para você ter uma ideia sobre a demanda do nicho.

Dica importante: Dentro do Adwords, você também encontrará o DISPLAY PLANNER.

Está é uma outra ferramenta de pequisa parecida com o Planejador de palavras. O Display Planner indica a faixa de idade do público que procura por informações a respeito desse nicho do Mercado, se é mais procurado por homens ou mulheres, o que mais utilizam para acessar a internet, ou seja, se é desktop, celular ou tablet etc.

Enfim, através dessa ferramenta você poderá ter muitos insights sobre qual caminho trilhar e se tal nicho de mercado tem uma boa procura.

• GOOGLE TRENDS

 

O Google Trends é outra ferramenta que vai te auxiliar, mostrando um gráfico de crescimento ou diminuição da procura no Google a palavras relacionadas com o nicho de Mercado pesquisado.

No Google Trends você não precisa fazer cadastro algum. Ao entrar no site, você vai em EXPLORAR, digita as palavras que quer e ele vai te mostrar os gráficos e muitas outras informações, inclusive de outros países, que poderão te auxiliar.

• YOUTUBE (VÍDEOS RELACIONADOS)

 

Se você quiser saber também se existe uma boa demanda ou procura pelo nicho desejado, você pode procurar no YouTube palavras relacionadas ao tema.

Ali vão aparecer vários vídeos onde você pode constatar o número de visualizações, se há muitos comentários etc.

Através dessa pesquisa, também dá para você verificar se há um engajamento do público e se muitas pessoas estão interessadas nesse assunto.

• CONCORRÊNCIA

 

É uma outra maneira de saber se há um engajamento do público com aquele nicho pesquisado.

Você vai nos comentários das postagens dos Blogs ou Sites relacionados àquele assunto e faz essa verificação.

Fazendo isso você poderá constatar se há um envolvimento dos leitores com aquele determinado assunto e se tem uma demanda satisfatória.

• HOTMART

 

Também você ir na plataforma HOTMART e fazer uma verificação se há produtos disponíveis para você rentabilizar o seu empreendimento.

Ali você pode constatar na guia MERCADO os produtos mais quentes, os mais queridos etc.

Dessa maneira você poderá saber se o nicho desejado tem uma boa movimentação no Mercado online.

Por fim, não poderia deixar de listar aqui para você, alguns dos grandes mercados online no que diz respeito a rentabilização.

São tidos como grandes geradores de renda para seus empreendedores os seguintes mercados:

• Dinheiro, investimentos e negócios.
• Saúde, bem-estar e beleza.
• Relacionamentos e paquera.
• Estilo de vida e hobbies.

Deixei esses exemplos para o final, pelo simples motivo de não querer influenciar o seu pensamento na sua busca pelo Mercado que mais te atraia.

Pois, como eu disse acima, você deve pesquisar as possibilidades de ganho de cada Mercado, e não só isso. Deve também procurar, sempre que puder, trabalhar com um tema que mais lhe agrada.

Mas atenção: saiba que tem muitos empreendedores digitais ganhando muito dinheiro na internet em nichos que não são populares e pouco conhecidos por muitos empreendedores, ou seja, essa lista citada acima não é uma regra, mas sim, o que é mais comum por aí.

A internet é um oceano de oportunidades muito maior do que essa simples lista. Use sua criatividade e faça pesquisas. Não se limite ao comum ou popular.

Lembra-se? Trabalhar com o que gosta ou com um tema que tem conhecimento e habilidade, somando isso a uma probabilidade grande de rentabilização, é a melhor união que pode haver.

Mas se você não é apaixonado por nada, não tem conhecimento profundo em nada, faça suas pesquisas e torne-se um especialista em algo que queira trabalhar e ganhar dinheiro.

Enfim, é muito relativo a indicação exata de um bom Mercado para ganhar dinheiro na internet.

CONCLUSÃO

 

Espero que este artigo tenha alcançado o seu objetivo e tenha aberto um pouco a sua mente com relação a importância de se escolher um bom Nicho de Mercado para iniciar o seu empreendimento online.

Fiz questão aqui de não falar somente sobre dinheiro, pois, ganhar dinheiro na internet não depende somente da escolha de um nicho considerado rentável.

Depende também de algumas outras características próprias do empreendedor e, principalmente, fazer alguma coisa que vá te trazer alegria e prazer.

Uma coisa você pode ter certeza. Uma pessoa que trabalha com alegria, dedicação e com vontade de ajudar outras pessoas, termina contagiando os outros à sua volta e ainda mais seus leitores.

Espero que tenha dedicação, persistência e consistência no seu empreendimento online, e também algo muito mais importante: AÇÃO !

Se gostou do artigo deixe seu comentário. É através do seu comentário que podemos melhorar a qualidade do Blog ou sabermos se estamos no caminho certo.

E se realmente gostou do que leu, CADASTRE-SE NO BLOG para receber no seu email favorito somente conteúdo de qualidade.

Prometo a você que não enviaremos spam, mas, somente conteúdo que gere valor para o seu negócio ou para seu crescimento pessoal.

Um grande abraço .

 

Sobre o Autor | Website

Receba informações úteis, conselhos, insights, recursos e inspiração para levar seu empreendimento online a um nível profissional.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!